quarta-feira, 25 de setembro de 2013

JORDÃO: AÇÕES DA EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES RURAIS E INDÍGENAS

Neste final de semana, entre os dias 20 e 21 de Setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Jordão, representada pela secretária municipal de educação Meire Sérgio, juntamente com sua equipe de trabalho, fizeram um “mutirão”, um verdadeiro “arrastão da educação”, onde foi realizado o ato solene de inauguração de duas escolas indígenas: Escola Francisco Félix na Aldeia Flor da Mata e Escola Seja Bem Vindo, na Aldeia Nova União, além de um Júri Simulado na Escola Santa Maria Anexa, comunidade Manaus e visita para averiguação da qualidade do ensino aprendizagem da Escola Ataliba Ximenes, da Comunidade Novo Porto, Rio Murú. Participaram dos atos, além das comunidades, o Prefeito Élson Farias, Vereadores Doda, Francisco Sereno, Abel Ximenes, Chicão, entre outras figuras ilustres de nosso município. Demonstrando compromisso com os povos indígenas e comunidades rurais. Revelando nestes, o compromisso firmado com todos, em busca de uma educação melhor e uma melhor qualidade de vida para todos.
De acordo com as lideranças da população da área indígena, nossos irmãos índios, agradeceram o empenho da administração municipal, na pessoa do Prefeito Élson Farias e da Secretária Meire Sérgio, dizendo: “Hoje, vemos uma maior preocupação com os povos indígenas! Temos vontade de chorar em ver que somos tão respeitados e valorizados!”
Lideranças indígenas agradecendo ao interesse público municipal! “Este é um ato de reconhecimento pelos povos indígenas e real valorização pelo que somos e contribuímos para todos os povos”!  - Disseram Josimar e o professor da Aldeia Nova União.
Escola Francisco Félix – Aldeia Flor da Mata
Escola Seja Bem Vindo – Aldeia Nova União
Na Comunidade Manaus, a equipe da SEME, liderada pela Coordenadora de Ensino Modular Rural, Missara Guimarães e sua equipe de apoio, mais os professores da comunidade Pedro Oliveira e Maria José, fizeram um evento inesquecível, um Júri Simulado a respeito das teorias da origem da raça humana: a teoria da evolução e a teoria da criação! Apoiaram o evento, além de toda comunidade, os professores Uéliton Freire e Osmédio Santos; com a presença do Vereador do PC do B e Presidente da Câmara Municipal de Jordão Francisco Alves Guimarães (Chicão).
Comunidade Manaus – Júri Simulado das Teorias do Surgimento da Raça Humana
Comunidade Manaus – Júri Simulado das Teorias do Surgimento da Raça Humana
Comunidade Manaus – Júri Simulado das Teorias do Surgimento da Raça Humana
Comunidade Manaus – Júri Simulado das Teorias do Surgimento da Raça Humana
“Estamos cada vez mais empenhados em busca de uma integração entre comunidade escolar, administração pública, comunidade local e autoridades interessadas não somente em criticar os atos das secretarias e da própria prefeitura, mas que realmente buscam melhorar nossa qualidade de ensino e aprendizagem, através de mecanismos atuais e dinâmicos, com o apoio irrefutável da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Senhora Meire Sérgio e da Prefeitura de Jordão, na pessoa do Prefeito Élson Farias”, salienta o Professor Pedro Oliveira.
Comunidade Manaus – Júri Simulado das Teorias do Surgimento da Raça Humana.
“Ao contrário do que alguns desinformados dizem a Secretária de Educação e a Prefeitura não discriminam os povos indígenas, o que vemos é uma valorização e reconhecimento deles por nosso povo!”, ressalta o vereador Francisco Sereno.
“Estamos aqui hoje, para reafirmar nosso compromisso em unir cada vez mais as ideologias, os atos, o respeito e dedicação que sempre iremos ter com a educação de nosso município, não importando qual a cor da pele, a ideologia política, a etnia, a religião ou raça; o que nos importa realmente é ver nos olhos de cada um a alegria de está recebendo uma escola nova, com todo o suporte necessário para que seja feito um trabalho docente com qualidade e com pessoas capazes de inserir em cada um de sua comunidade a valorização pela vida e a dedicação necessária para suplantar as mazelas do cotidiano. Vemos hoje, um sonho ser realizado!”, ressalta a Secretária de Educação Meire Sérgio!
“Assim como disse a secretária Meire Sérgio, estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com os povos indígenas e com todas as comunidade escolares! Hoje o primeiro passo foi dado definitivamente para que nossa união se perpetue, que nossa amizade e nosso olhar para os povos indígenas realmente existe, que necessariamente demonstramos através de atos de responsabilidade, de compromisso e lealdade com todos os jordanenses! Que nosso governo não se firma em palavras, não se vincula apenas em promessas espalhadas aos quatro cantos da Terra! Quero que sejamos lembrados pelo que fazemos de bom, pelo bem que estamos começando a implantar nas aldeias de nossos irmãos e irmãs indígenas, pelas boas práticas que serão vivenciadas no dia-a-dia de nossas escolas! Nossos recursos são escassos, realmente, mas tentamos fazer o melhor para todos, de forma igualitária, de forma a atender às necessidades coletivas de cada morador! A educação é o alicerce para a boa caminhada de todos, por isso nos preocupamos tanto com ela!”, salientou o Prefeito Élson Farias.
Na comunidade do Novo Porto, Rio Murú, a escola Ataliba Ximenes recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação para acompanhamento das atividades pedagógicas de ensino e aprendizagem!
Secretária Meire Sérgio junto com os professores Iraneida e Diego, com os alunos do ensino fundamental.
Alunos do Asas da Florestania reiterando seu compromisso de completar sua formação, solicitando da Secretária Meire Sérgio, que seja feita a formatura ao fim do ano letivo!
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa em publicizar os principais acontecimentos dessa terra tão querida e de grande riqueza cultural e humana. Fortalecer iniciativas que empoderem a comunidade, que ressaltem as boas práticas, o empenho e o compromisso daqueles que buscam melhorias em prol da coletividade deve ser prioridade e, sem dúvida, a educação é uma delas. Um grande abraço meu irmão, congratulo também pela qualidade do texto e das imagens. Sucesso! Cristieli Oliveira

    ResponderExcluir