terça-feira, 19 de novembro de 2013

JORDÃO: GOVERNADOR TIÃO VIANA INAUGURA BASE COMUNITÁRIA DE ETNO TURISMO NA ALDEIA LAGO LINDO RIO TARAUACÁ

O governador do estado Tião Viana juntamente com sua equipe de governo, esteve na manhã de terça-feira, 19 de Novembro, na aldeia Lago Lindo acompanhado do Prefeito Élson Farias, do vice-prefeito Bibiu Aragão e do vereador Abel Ximenes do PCdoB.

A vinda do Governador Tião Viana teve como objetivo principal, inaugurar a Base Turística da Aldeia Lago Lindo, construída com recursos do estado através de parceria com BNDES. Na oportunidade fez a entrega de alguns animais como porcos, patos, ovelhas e, ainda, garantiu que em junho de 2014 estará presente na IV Edição do Festival Huni Kuin Xená Bená.

Esta é umas das aldeias contempladas com a construção de Base Comunitária para incentivar o etnoturismo em aldeias acrianas. As instalações do projeto contam com: uma casa de artesanato, três dormitórios, um refeitório e um kupixawa. Em breve a aldeia lago lindo será contemplada com poço semi-artesiano, melhorando a qualidade de vida dos povos Huni Kuins.
 O secretário de Turismo Leonildo Rosas disse: “durante seu governo, Tião Viana já visitou os municípios mais de 330 vezes e isso significa que é um governo que está próximo do povo, que tem firmado a cada dia o compromisso com os povos da floresta e que está cumprindo com o que tem prometido”.
O Prefeito Élson Farias disse: “fico feliz ao ver como o Jordão mudou, como a vida das pessoas tem melhorado com a gestão da Frente Popular no Acre, com o Governo de Tião Viana. Desde que eu nasci, vivi e vi todas as mudanças desse município, que nunca vi antes da Frente Popular governar o Acre,  governador nenhum inaugurando obras dentro das aldeias. E isso está acontecendo hoje. Espero que o povo Huni Kuin usem essas instalações para o bem de todos. Se já me considerava desta terra e desse povo, hoje me sinto ainda mais Huni Kuin”.
O governador Tião Viana começou sua fala dizendo: “que a melhor coisa é está no coração das pessoas e ter as pessoas no coração da gente, viu Élson Farias e você está no meu coração, como este povo e Bibiu Aragão também estão. Peço aos meus irmãos indígenas que continuem construindo esse ambiente espiritual que nos leva ao encontro de seus Deuses através de suas festas e se preparem para receberem as gerações futuras dentro das aldeias indígenas, cuidando de suas crianças. Quando os indígenas fizeram suas reivindicações justas foram feitas pensando na melhoria de vida de cada um e isso merece nossa maior e melhor atenção
Ao termino das falas o Governador participou de uma breve dança do Mariri com os indígenas presentes e seguiu para o helicóptero em direção ao aeroporto de Jordão, onde por força de compromissos inesperados teve que viajar às pressas para Rio Branco.
Com informações do Blog Jordão Agora.
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário