sábado, 28 de dezembro de 2013

JORDÃO: VÔO NOTURNO SALVA VIDA DE MÃE INDÍGENA E SEUS DOIS BEBÊS


Na sexta-feira, 27 de dezembro de 2013, por volta das 23:35 da noite, um avião da Rio Branco Táxi Aéreo decolou com destino a Rio Branco-Ac, com a paciente indígena, grávida de GÊMEOS,  Maria Luanda Sabino Kaxinawá, de 23 anos que tinha dado entrada no hospital da família de Jordão às 21 horas da noite, onde encontrava-se em trabalho de parto.

Ao realizar um ultrassom abdominal, foi diagnosticado que sua gravidez era gemelar, prematuros de 32 semanas e estava em posição podálica (posição contrária, ou seja, em vez de surgir primeiro a cabeça, surge os pés, as nádegas e os ombros). Com isso, deixava a gestante e seus bebês em risco de morte.
Os equipamentos ultrassonográficos e os profissionais estão no município em execução do programa mensal de ultrassonografia oferecido pelo o governo municipal.
O município de Jordão (AC) fica localizado a mais de 600 km da capital acreana, Rio Branco, não dispõe de estradas, de forma que o acesso ao restante do estado se dá por vias fluvial ou aérea. O hospital da família só oferece atendimentos básicos de saúde.
Após os procedimentos necessários juntos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e Tratamento Fora de Domicílio - TFD foi realizado o processo de encaminhamento.
Pela graça de Deus, encontrava-se no aeroporto da cidade uma aeronave que iria pernoitar em Jordão.

O Médico Janílson Lopes Leite que estava no município realizando exames ultrassonográficos ,ao ter ciência da gravidade da parturiente,  imediatamente solicitou junto ao Tratamento Fora de Domicílio – TFD,  autorização para transferência da paciente para tratamento mais adequado em Rio Branco.

Por volta das 23:30 horas, o avião decolou com destino a capital acreana, onde a mesma recebeu  atendimento médico na unidade de alta complexidade Barbara Heliodora que oferece todos os procedimentos necessários.

Vale apenas ressaltar a importância que esses exames de ultrassonografia em que a Prefeitura Municipal de Jordão, através da Secretaria Municipal de Saúde vem executando recentemente, mensalmente no município, nos mostra quão necessário se faz sua presença constante, pois através deste procedimento é que foi possível diagnosticar o risco desta e de outras gestações.

Hoje, pela manhã, o Blogueiro João Brás, recebeu uma mensagem do Médico Janílson Lopes confirmando que ambos chegaram em segurança e que a paciente já estava aos cuidados dos profissionais na maternidade Barbara Eliodora em Rio Branco, que os procedimentos estão ocorrendo dentro da normalidade.

“Gostaria de parabenizar os envolvidos por esta ação tão valorosa, pois se trata da vida de três seres humanos, que se não houvesse ocorrido com certeza poderia ter ocorrido o pior. Parabenizar a todos os populares que se deslocaram de suas casas e iluminaram a pista de pousos e decolagens de Jordão para que a aeronave pudesse alçar voo!”
Com informações e fotos do Blog do João Brás.
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário