terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ACRE POLÍTICA: FPA RETIRA NOME DE LÉO DE BRITO PARA VICE GOVERNADOR E PT CONFIRMA NOME DE ANÍBAL COMO CANDIDATO DO PARTIDO


A segunda-feira, 13, que parecia um dia calmo na política acreana foi subindo de temperatura ao passar das horas e acabou por provocar mudanças importantes. Primeiro com uma reunião que aconteceu no Gabinete do governador Tião Viana (PT) em que ficou decidido que o ex-presidente do PT, Léo Brito não será mais o candidato a vice-governador.  A precipitação do assessor político, Francisco Nepomuceno, o Carioca, em deixar vazar a chapa majoritária no final do ano passado através do ac24horas criou uma verdadeira revolução interna no PT. As reações acabaram por desmontar a chapa anunciada com Léo Brito como vice e Perpétua Almeida (PC do B) para o Senado.
 O Dia D de Aníbal
A noite uma reunião dos cardeais do PT reafirmou o nome do senador Aníbal Diniz (PT) como o candidato do partido. Estiveram reunidos os senadores Jorge Viana (PT), Aníbal Diniz (PT), o deputado federal Taumaturgo Lima, Carioca e a Executiva do PT. O objetivo é construir uma chapa que não crie fissuras no projeto político da FPA. Segundo uma fonte, o assessor Carioca foi questionado por apoiar abertamente a candidatura da comunista. Ele também estaria desautorizado a realizar qualquer reunião no interior do Estado para viabilizar o nome da candidata ao Senado do PC do B. Resumindo, os fatos ocorridos nesta segunda, 13, trouxeram para a estaca zero a chapa majoritária da FPA. Só mesmo Tião Viana (PT) está confirmado como candidato natural à reeleição.
Resistente
Aníbal Diniz (PT) não abriu mão de sair para a reeleição. Ao contrário do que se especulou a reunião, que aconteceu à noite, não foi para apagar as pretensões do senador. Mas encontrar um caminho para solucionar o impasse.
Coletiva
Ainda nesta terça, 14, às 10hs a Executiva do PT fará uma entrevista coletiva de imprensa. Deverá ser anunciada a manutenção da candidatura de Aníbal Diniz (PT) ao Senado e, a sua agenda de visitas ao interior do Acre.
Aníbal é o candidato do PT
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), nesta segunda 13, também reafirmou que o candidato do PT ao Senado é Aníbal Diniz. “Ele está no mandato. A informação oficial é que disputará a reeleição. Agora, o PC do B também tem uma candidatura. É preciso muito diálogo para construir essa chapa da FPA seja com uma ou duas candidaturas ao Senado,” disse ele.
Sacrifício
O ex-presidente do PT, Léo Brito era o candidato a vice com o apoio da militância. Ele seria também o nome de preferência do governador Tião Viana (PT). Mas o anúncio antecipado prejudicou o clima na coligação, FPA. Por enquanto nenhum nome deve ser anunciado.
Projeto original
Segundo as informações de uma fonte, Léo Brito concordou em retomar o seu projeto de candidatura a deputado federal. O anúncio deverá ser feito nesta terça, 14, num programa de TV da Capital.
Mudança do jogo
A entrada do senador Jorge Viana (PT) nas articulações fizeram as coisas mudarem. Aquilo que parecia fatura certa passou a depender de construções internas. As palavras de ordem do PT serão diálogo e construção. Mas Jorge Viana vai defender a candidatura de Aníbal.
As bases de uma construção eleitoral
A maneira como foi anunciada a chapa da majoritária da FPA realmente causou estranheza não só dentro do PT, mas em todo o meio político acriano. Uma decisão tão importante de uma coligação que governa o Acre há 15 anos ser anunciado de maneira unilateral, sem uma coletiva e uma justificativa política de cada nome colocado no tabuleiro eleitoral  acabou por suscitar rebeliões internas. A FPA não é só o PT, mas é inegável que esse é o partido que conduz a coligação. Outra questão é que o nome de Perpétua Almeida (PC do B) não é unanimidade dentro do PT e nem de outros partidos aliados da FPA que se sentiram alijados da decisão. Portanto, a entrada do senador Jorge Viana (PT) no cenário da criação da chapa e das forças políticas da FPA mudou o rumo dos acontecimentos. A tendência é que durante essa nova fase em que serão abertos novamente os canais do diálogo, o governador Tião Viana (PT), se preocupe em ouvir todas as forças políticas que o apoiarão na sua tentativa de reeleição. Agora, o jogo posto está tão complicado que será praticamente impossível agradar a todos os atores desse espetáculo eleitoral programado pela FPA, em 2014.
Fonte: Nelson Liano Jr.

Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário