sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ACRE POLÍTICA: A PAJELANÇA DO PT

O principal partido da FPA que governa o Acre há 15 anos passou um momento delicado no final de 2013. Mas a atuação dos bombeiros de plantão minimizaram os problemas e aperfeiçoaram as soluções. O senador Jorge Viana (PT) em conjunto com o presidente regional do PT Ermício Sena ajudaram na retomada do diálogo e apagaram um incêndio que poderia alastrar-se. O governador Tião Viana (PT) decidiu, em relação a futura chapa majoritária da FPA, não desvincular o PT e o senador Aníbal Diniz (PT). Segundo Jorge Viana aquilo que poderia transformar-se num pesadelo converteu-se numa pajelança para sanear os problemas internos do PT.
Boatos desfeitos
Conversando com Jorge Viana (PT) fica claro que ainda não existe uma chapa majoritária definida na FPA. Nem o vice e nem a vaga de disputa ao Senado. “O PT precisa de um tempo para a construção das candidaturas majoritárias para debater com a FPA,” disse o senador acreano.
Depois da tempestade…
O fato é que toda a turbulência fortaleceu a candidatura de Aníbal Diniz (PT) ao Senado. A tese das duas candidaturas voltou à tona. Mas existem problemas da legislação eleitoral que impedem candidaturas independentes ao Senado.
Anibal deverá ser candidato
A postura de Jorge Viana reflete o desejo da maioria dos militantes do PT. Considerado ainda por muitos a maior liderança doPT ficaria estranho entregar de bandeja uma vaga que pertence há 20 anos ao partido.

Questão Nacional
Uma questão complexa ainda é como PT nacional iria entender o abandono de uma candidatura orgânica para outro partido. “Para a presidente Dilma (PT), caso se reeleja, é fundamental uma representatividade forte na Câmara Federal e no Senado,” explica Viana.
Para cada doença um remédio
Para o senador Jorge Viana (PT) uma das soluções para o PC do B será deixar momentaneamente a FPA durante as eleições. “A candidatura da Perpétua Almeida (PC do B) é legítima. Mas nós não podemos discutir pelo PC do B,” ponderou.
Cara
Nessa hipótese o PC do B poderá lançar um candidato “laranja” ao Governo e garantir a disputa da vaga ao Senado. Claro que isso poderá significar prejuízos também ao governador Tião Viana (PT). A militância comunista ficaria empenhada apenas à candidatura ao Senado.
Coroa
Por outro lado, recebi a seguinte mensagem de um jovem militante do PT: “Mesmo o Alto Clero do PT decidindo-se pela Camarada isso não significa que a militância, que é quem faz as coisas acontecerem de verdade, vai às ruas pedir votos e muito menos votar na Perpétua (PC do B).”
A revanche
O torpedo do militante continua: “ Virou uma questão pessoal. É o troco por ter nos deixado sozinhos nas ruas enquanto andava pelo país torcendo para o barco afundar”. Ele se refere a campanha de Marcus Alexandre (PT) à prefeitura em 2012.
Impasse
Não existe a menor possibilidade da juventude do PT apoiar Perpétua Almeida (PC do B) ao Senado. Não adianta a comunista deixar-se fotografar ao lado de Marcus (PT). As mágoas ainda existem. Assim como os militantes do PC do B podem não apoiar Tião Viana (PT) ao governo se Perpétua não for a candidata da FPA.
Retomada da união
Nesta sexta, dia 3, o deputado federal Sibá Machado (PT), o presidente do PT Ermício Sena e o senador Jorge Viana (PT) conversaram durante horas. O objetivo é acabar com as divisões internas do PT, representadas pela DR e a DS.
Palavra da liderança
Jorge Viana explica que sempre existiram grupos diversos dentro do PT. Mas ele tem uma posição própria. “A minha tendência é o PT. É normal existirem grupos contanto que não sejam maiores do que os interesses do partido,” afiançou Jorge.
O eterno Carioca
O assessor especial Francisco Nepomuceno, o Carioca, foi considerado o responsável por vazar a informação da chapa majoritária da FPA. Carioca é competente e mantem-se no cargo graças a sua lealdade. Portanto, é questionável que tenha tomado tal decisão por conta própria.
Amigos para sempre
Jorge Viana prefere não comentar porque a notícia vazou. Ele elogia a postura do Carioca. “ Ele teve bom senso e serviu de conciliador nessa crise. O Carioca e o Anibal já fizeram as pazes. Eles são amigos há 40 anos e isso não vai mudar,” garantiu. 
Garçom
Evidentemente que o Carioca foi o emissário de um recado. Achavam que a mensagem seria acatada e ponto final. Mas não foi. A reação de Anibal Diniz (PT) surpreendeu. Sairá candidato ao Senado com o apoio de todos os grupos do PT.
A questão do vice
Quanto a indicação do nome do ex-presidente do PT, Léo Brito, ao cargo de vice governador também existem controvérsias. Segundo Jorge, se Anibal for confirmado, o candidato a vice deverá ser de outro partido da FPA.
Direito natural
“Mas a decisão sobre o vice é uma atribuição exclusiva do governador Tião Viana (PT). Será preciso fazer uma engenharia política para contemplar os outros partidos da FPA” salientou Jorge Viana.
Estaca zero
Depois do bate-papo com o senador Jorge Viana (PT) ficou claro que a única vaga garantida na chapa majoritária da FPA é a do governador Tião Viana (PT). O PT vai dialogar muito antes de levar sua posição para dentro da FPA. Mas seguindo o raciocínio de que a vaga do Senado é do PT, o PSB poderá entrar em cena e arguir que a vaga de vice é do partido, atualmente ocupada por César Messias (PSB). Nesse caso, o nome de maior relevância seria do atual presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Roger Correa (PSB). A certeza aparente que o PC do B teve nos últimos dias que já tinha Perpétua Almeida (PC do B) garantida como candidata da FPA esvaneceu-se. Os partidos da FPA terão muito que conversar entre si. A discussão retornou ao ponto original e os deuses da política estão rindo nessa altura com as incertezas decorrentes do exercício da democracia plena.  
Atualizada às 21:00
E-mail de Jorge Viana
Caro Nelson,
Ao tempo em que te cumprimento e agradeço a boa conversa que tivemos hoje, e lendo a tua coluna sobre o que falamos, gostaria, em respeito aos bons companheiros de luta e de conquista do PCdoB (partido que é um dos construtores do nosso projeto no Acre e no Brasil), de fazer um reparo. Não propus a saída do PCdoB da Frente mesmo que fosse por um tempo.
Como bom jornalista, você especulou sobre os problemas de uma dupla candidatura ao Senado na FPA e que isso poderia implicar uma saída temporária do PCdoB da Frente, e eu afirmei que não poderia falar pelo PCdoB.
Graças a entendimentos internos no PT, que contaram com a valiosa contribuição do Carioca, do Aníbal, do Governador Tião e do nosso Presidente Ermício, estamos procurando dar o melhor encaminhamento à definição da chapa da Frente Popular para 2014. Sempre fui um aliancista e, neste momento, tudo que quero ajudar é no sentido de termos um melhor entendimento para que nosso projeto siga em frente.
Respeitosamente,
Jorge Viana
Por Nelson Liano

Nenhum comentário:

Postar um comentário