domingo, 2 de fevereiro de 2014

ACRE: “CHOVE MAIS DENTRO DO QUE FORA” NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIO BRANCO

Familiares de pacientes do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre voltaram a denunciar o que eles classificam como “precariedade da estrutura” da unidade de saúde. De acordo com eles, a cobertura do hospital está totalmente comprometida e, em dias de chuva “chove mais dentro do que fora do setor.”
O secretário de Saúde, em exercício, Irailton Lima confirmou os problemas e informou que a Fundhacre estava sem contrato de manutenção predial. Fotos encaminhadas pelos denunciantes mostram que o telhado está coberto por lonas presas por pedaços de madeira. A reportagem esteve no local e confirmou.
“O Senhor, está no mínimo de brincadeira, ao dizer que não tinha ou não tem contrato de manutenção! Estamos falando da SAÚDE DO POVO ACREANO secretário! ISTO É UMA VERGONHA” – TOM SÉRGIO.
Eles afirmam que a colocação das lonas sobre o telhado não tem surtido efeito. Além das goteiras, os familiares dos pacientes renais crônicos reclamam da estrutura do setor de nefrologia e dizem que procuraram a direção do hospital, que não teria passado uma posição de quando poderá apresentar uma solução.
“Olha, sei que a Fundhacre estava sem contrato de manutenção predial. Ela fez adesão a uma ata de registro de preço da Sesacre esta semana. Agora, estão em negociação com a empresa para fechar o valor do serviço. Especificamente os serviços da nefro”, informa o secretário em exercício Irailton Lima.
Segundo Irailton Lima, “tanto a cobertura quanto outros pequenos consertos serão resolvidos. O prédio da nefro é muito bom. Foi inaugurado em 2010. Os problemas que tem são simples, com exceção da cobertura, que, de fato, requer uma intervenção mais estrutural”.
O gestor destaca que durante a construção do prédio, “optou-se por um tipo de telha que agora mostra-se inapropriada. Então, para resolver tem que retirar toda a cobertura e fazer de novo. É impossível fazer isso neste momento. Está chovendo bastante, e vai chover mais ainda nos próximos dois meses”.
Sobre a colocação de lonas presas com pedaços de madeira, o secretário afirma que se trata de uma “medida emergencial de estender lonas até que se tenha condição de substituir as telhas. Isso já foi explicado para a associação dos pacientes. Temos mantido uma relação de total abertura e diálogo com eles”.
O Diretor-Presidente da Fundhacre, Carlos Eduardo acredita que o problema está sendo ocasionado pelas telhas de plástico reciclado compradas da empresa PLASACRE. “A telha usada na obra aparente ser de barro, mas não é. Ela é de plástico e começou a apresentar problemas”.
Para Carlos Eduardo, “a telha nunca deu muito certo. Fizemos um orçamento para fazer uma nova cobertura, mas ficou em torno de R$ 150 mil – como o preço ficou salgado, encomendamos um novo orçamento que foi aprovado e a obra já está licitada. Não é descuido, as lonas foram colocadas para não gotejar no setor”.
De acordo com diretor-presidente, a obras terá que ser feita aos domingos, já que o setor é usado durante toda a semana, em todos os turnos. “Temos que fazer um planejamento para que o serviço seja feito de uma vez. A demanda do setor de nefro é grande, não podemos deixar os pacientes em tratamento”, finaliza.
Um denunciante que pediu para seu nome não ser revelado ironizou o problema. De acordo com ele, no ano que o governador Sebastião Viana (PT) decretou como da ciência e tecnologia, o governo do Acre estaria testando uma nova tecnologia na cobertura do Hospital das Clínicas do Acre.
Com informações de Ray Melo, da redação de ac24horas.

Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário