segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

JORDÃO: FLORESTA DIGITAL CONTRIBUINDO NA MELHORIA DA QUALIFICAÇÃO DOS EDUCADORES DO ACRE

Estado presente no mundo virtual

O programa Floresta Digital, que facilitou a vida da estudante e hoje administradora escolar Acrislene Maria e de muitos outros acrianos, foi criado no governo Binho Marques, o terceiro comandado pela Frente Popular no Acre, após os dois governos de Jorge Viana.
Já atendendo em Rio Branco e nos municípios de Senador Guiomard e Bujari com potência de 1 gigabyte por segundo, e em outros 15 municípios acreanos, em potência menor, o Floresta Digital conta hoje com um público cadastrado da ordem de 75 mil usuários, além de conectar 516 prédios públicos, ter 620 pontos de acesso entre bibliotecas, praças e pontes e 29 telecentros.
Em ampla reportagem que fez em janeiro sobre o programa acreano, que considerou “VANGUARDA DE INCLUSÃO DIGITAL” no país, a revista Planeta assinala que ele “é a prova de que, além de contar com políticas de vanguarda na conservação florestal, o Acre está mais presente no mundo virtual do que muitas áreas metropolitanas do país”.
Segundo a revista, além de franquear a utilização de celulares, laptops e tablets em áreas próximas aos pontos emissores do sinal, o maior diferencial da rede do Floresta Digital é que qualquer um pode instalar uma antena para captar o sinal em sua própria casa, escritório ou loja.
“Outros Estados, como Ceará e Pará, também têm projetos de inclusão social, mas restringem o acesso à internet a pontos específicos como telecentros, escolas, bibliotecas, praças públicas e orla marítima ou fluvial”, destaca a publicação.
Ao falar à revista, Carlos Rebello, coordenador de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) do governo Tião Viana, assinala que quando se trata da região Norte do país, há escassez de serviços de iniciativa privada. “Se o Estado não desenvolvesse um programa como esse, as pessoas ficariam reféns de uma internet cara e de baixa qualidade”, destaca Rebello.
imagem ilustrativa
“Hoje, no município de Jordão, a Floresta Digital é a maior parceira nos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pedagógica e Coordenação Pedagógica, que estão sendo oferecidas no município em uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Jordão! É uma oportunidade ímpar, de pessoas que moram em um dos municípios mais isolados do Brasil, onde só se é possível chegar de Barco ou Avião buscarem uma melhor qualificação profissional, além de conseguirem uma melhoria salarial! Muitos populares, que nunca haviam usado um computador ou algo similar, veem hoje esta ferramenta como um dispositivo para encurtar as disparidades sociais existentes nesta Terra tão GLOBALIZADA! Palavras são inseridas diariamente no cotidianos de ribeirinhos, seringueiros e em nossa juventude, que sempre foi relegada às festas ou torneios esportivos, que não foram incluídas em outros tempos. Agora, novo mundo se abre, novas oportunidades são oferecidas e todos podem ter acesso de forma igualitária e sem discriminação!” – Tom Sérgio.
Com informações da Agência de Notícias.
Publicado por Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário