terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

JORDÃO: INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO TRANSFORMAM A REALIDADE DE JORDÃO

Com o IDEB projetado para 3.6 em 2013, sendo que o último resultado do município divulgado pelo MEC em 2011 ficou abaixo do esperado. E, tendo um dos piores IDH’s do Brasil e o pior do Estado, a cidade de Jordão pode mudar essa realidade brevemente, devido ao grande investimento que foi feito em estrutura física, merenda escolar, transporte, auxílio constante dos supervisores, coordenação e capacitação de profissionais da educação, bem como melhorias em todas as esferas governamentais do município.








“As dificuldades foram muitas e muitos foram os obstáculos para construir essas escolas, principalmente, por conta do transporte. Só é possível chegar à cidade por meio do transporte fluvial ou aéreo. Isso dificulta bastante o trabalho, ocasionando atraso e aumento nos custos das obras. Além disso, devido às distâncias geográficas de cada Escola, já que estamos falando de Zona Rural e Áreas Indígenas, temos que pedir a Deus que sempre nos ajude para que possamos superar todas as dificuldades encontradas no dia-a-dia, como falta de estradas, chuvas constantes e ininterruptas, zonas isoladas quase impenetráveis, onde só se é possível chegar a pé ou em pequenas embarcações ou, ainda, a junção dos dois! Mas, neste primeiro ano, graças ao bondoso Deus, ao empenho de nossa equipe e ao apoio incondicional de nosso Prefeito Élson, tudo acabou bem!”, salienta a secretária de Educação Meire Sérgio.
A Prefeitura e a Secretaria de Educação utilizaram todos os meios para que os materiais para construção das escolas chegassem aos locais das construções, recorrendo inclusive “ao velho e bom carro de boi”, a pé, em barcos de Tarauacá até Jordão, como outras pequenas embarcações para superar a natureza dos pequenos e rasos igarapés. As 15 (QUINZE) escolas RURAIS E INDÍGENAS, foram construídas com os recursos do PROACRE e recursos próprios do município. Abaixo algumas escolas para representá-las: 

Esta é a segunda vez que Meire Sérgio, nascida no Seringal Xapuri e tendo vivido boa parte de sua vida em Tarauacá, que veio no início de 2000 para o Jordão, como Tutora do Pró – Formação, iniciando sua trajetória "JORDANENSE" por uma educação melhor, assume a secretaria de Educação de Jordão, tendo comandado a pasta de 2005 a 2008, na gestão do Senhor Hilário de Holanda Melo, ex-prefeito e um dos idealizadores  do projeto de melhorias do município de Jordão no período anterior à Élson Farias.
Eleita ao lado do prefeito Élson Farias em 2012, como a vereadora mais bem votada dos vinte um anos de emancipação política de Jordão, vem desenvolvendo um trabalho ímpar e sem precedentes na História do município, por sua dedicação, entrega e compromisso pelo zelo do bem público. 
Ao longo de doze meses de gestão Meire Sérgio e Élson Farias conseguiram dá uma nova cara a Educação jordanense. Logo que tomaram posse, realizaram um concurso simplificado para professores, resultando na contratação de 69 docentes. Antes que os mesmos fossem à sala de aula tiveram que passar por uma formação pedagógica, visando a qualidade educacional do alunado. Além de outras quatro formações realizadas pelo PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Destacando ainda que, após oito anos a secretaria de Educação voltou a realizar formações pedagógicas com os professores indígenas.
Durante este curto período de gestão a secretaria realizou ainda, o concurso Miss  e Mister estudantil, com presença marcante e fundamental das representantes das escolas da zona rural, com alunas de cada uma das escolas.
 GAROTAS DA ZONA RURAL NA FESTA DE 21 ANOS DE JORDÃO
PNAIC
Como presente de Natal e de Ano Novo, conseguiram junto ao Governo Federal por meio do  Programa de Formação para Professores da Educação Básica – PARFOR, sessenta e cinco vagas para o curso de nível superior em pedagogia. Sendo QUE dez vagas foram destinadas aos docentes indígenas. A UFAC é a instituição responsável pela formação dos acadêmicos. Além de Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, também ministrada para a  categoria à distância pela UFAC.
Élson Farias foi o primeiro prefeito comunista eleito na história política do Acre.

Meire e Élson iniciaram 2014 com o mesmo ritmo que concluíram 2013. O primeiro passo foi lançar o edital do processo seletivo para a contratação de sessenta e um profissionais indígenas. Sendo vinte e cinco vagas para a função docente e as outras trinta e seis são destinadas ao cargo de merendeira. 


 
“O concurso público é uma forma de evitar a contratação por meio do apadrinhamento. Além de dá lisura ao processo garantindo igualdade de oportunidades para cada um de nossos irmãos índios, valorizando suas experiências e dando-lhes maior incentivo pela busca da excelência da educação de suas respectivas áreas!”, disse o prefeito Élson Farias.

Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário