quinta-feira, 15 de maio de 2014

JORDÃO: MEL – O POTENCIAL DO PRESENTE

O Técnico da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios do Acre, Engelberto Flach, após visitas realizadas aos produtores rurais que começaram a criação das abelhas nativas e verificando a floresta em torno da cidade, ficou muito confiante no potencial que o Jordão tem para produzir mel de abelhas nativas sem ferrão em escala comercial.
Engelberto foi ao estúdio da radio local, fez uma explanação sobre a criação das abelhas, os benefícios trazidos pelo consumo do mel, e a esperança da independência financeira daqueles que acreditarem no projeto.
Em uma das visitas realizadas por Engelberto, constatou que um dos produtores que começou a criação de abelhas a pouco mais de cinco meses já tinha em sua propriedade a quantia de 06 litros de mel de abelha nativa em três colmeias, e sendo a sua segunda coleta, Engelberto além de transmitir os ensinamentos da criação da abelha, também intermediou a venda do mel do produtor Valmir Braz, a conhecidos seus que se encontravam no município. 
O produtor Valmir Braz, vendeu um litro de mel cultivado em sua propriedade pelo preço de R$ 50,00. Em conversa com o produtor ele falou que: “estou muito contente com a venda do mel, pois o que muitas pessoas tinham me falado, é que a criação de abelha era perca de tempo, e que era trabalho para preguiçoso. Se ganhar R$ 300,00 reais em três colmeias de abelha for trabalho de preguiçoso eu irei ser o maior preguiçoso do Jordão pois vou ampliar minhas colmeias”.
Com informações da Secretaria de Agricultura.

Um comentário:

  1. Moro no interior de Rondônia na cidade pequena de Nova Mamoré e crio a especie de abelha sem ferrão chamada pela ciência de Melipona Seminigra Merrillae ou vulgo Uruçu boca de renda. inicie a minha criação no ano de 2009 através de captura de enxame através de caixa isca, conclui um curso na área da meliponicultura e posso afirma que tenho um grande amor quando a assunto se diz em relação as abelhas nativas da nossa região. Tenho atualmente 14 colmeias desta mesma que foram feitas através de divisões racionais de enxames. e estou na curiosidade de saber qual a especie que o Sr. Valmir Braz cria em sua propriedade.

    ResponderExcluir