quinta-feira, 22 de maio de 2014

POLÍTICA: POR SUPOSTAS COMPRAS DE VOTO EM 2006, STF ABRE AÇÃO PENAL CONTRA SENADOR SÉRGIO PETECÃO

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (22),  por unanimidade, abrir ação penal contra o senador Sérgio Cunha, o Petecão (PSD-AC) por suposta compra de votos nas eleições de 2006, época em que ele disputava uma vaga de deputado federal na câmara.
Com a decisão, o parlamentar passa a ser réu no processo. A denúncia foi feita pelo Ministério Público eleitoral que acusou de oferecer dinheiro, asfaltamento de ruas e outras vantagens a eleitores.
Os advogados de Petecão  alegaram que a denúncia não indicou nenhum ato concreto praticado pelo cliente, com “afirmações genéricas”. Destacou ainda que a Justiça Eleitoral aprovou as contas da campanha de Petecão referentes a 2006.
O relator da ação, ministro Teori Zavascki, destacou que a denúncia apresenta “descrição clara e precisa dos fatos imputados” e que apresentou testemunhos que afirmaram ter votado diante da promessa de pagamento.
Depois de ouvir depoimentos e analisar as provas, o Supremo terá que decidir se ele é culpado ou inocente da acusação, o que não tem prazo para acontecer.
Conforme a acusação há indícios da "existência de um esquema de compra de votos na cidade de Rio Branco (AC) para favorecer o então candidato a deputado federal Sérgio Cunha, conhecido como 'Sérgio Petecão', nas eleições de outubro de 2006, mediante o oferecimento de dinheiro, asfaltamento de ruas e outras vantagens a eleitores".

Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário