quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RIO BRANCO: UPA da Cidade do Povo deve atender até 150 pessoas por dia

Com a capacidade de atender até 150 pessoas por dia, será inaugurada nesta quarta-feira (22) a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) da Cidade do Povo, em Rio Branco. Vivem no local, até a primeira quinzena de outubro, ao menos 900 famílias. A unidade, porém, está sendo construída para dar cobertura à cerca de 60 mil moradores das mais de 10 mil residências que estão sendo construídas no local, além da população vive nos sete bairros adjacentes de Rio Branco. Com isso, a cobertura nos atendimentos pode chegar a 70 mil pessoas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a unidade terá sete leitos e um número mínimo de dois médicos por período, sendo um clínico geral e um pediatra. Os serviços oferecidos pela UPA da Cidade do Povo serão: atendimento médico ambulatorial, urgência e emergência, serviço social, atendimento odontológico, laboratório de análises clínicas, radiologia, eletrocardiografia (ECG), entre outros procedimentos.
"Ela é uma UPA com uma estrutura menor [que a UPA do Segundo Distrito] para condição de atendimento em locais com até 100 mil habitantes. No primeiro mês irá funcionar até às 23h, mas quando aumentar o fluxo de pessoas ela irá funcionar durante 24 horas. O local deve atender, inicialmente, uma população de 4 mil pessoas. Esse número deve aumentar, já que vão ser entregues mais 700 casas e até o final do ano outras mil", explicou a secretária estadual de Saúde, Suely de Souza Melo.
Segundo a secretária, a UPA não foi inaugurada antes porque uma unidade menor já atendia a demanda. "Nós tínhamos uma 'Upinha', para atender as pessoas que vivem lá. Como mais casas vão ser entregues, decidimos nos antecipar à chegada dessas pessoas e entregar a unidade de saúde antes", finalizou Suely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário