segunda-feira, 24 de novembro de 2014

JORDÃO: POVO HUNI KUIN ESTÃO REUNINDO IMAGENS PARA LANÇAMENTO DE LIVRO

Os representantes da Aldeia Lago Lindo, da etnia indígena huni kuin, localizada às margens do Rio Tarauacá, em Jordão, estão reunindo imagens para lançar um livro e uma exposição fotográfica em 2015. O objetivo é contar a história, mostrar a realidade e os benefícios que têm chegado à localidade por meio do governo do Estado.
Foto: Sérgio Vale

“Recebemos apoio para melhorar a estrutura e logística da nossa região. O objetivo desse material é mostrar nosso trabalho para o Acre e também no Senado Federal. Queremos agradecer pela dedicação e esforço para nos ajudar, pois este é o único governo que tem estratégias voltadas para os indígenas”, destaca o líder Banê Kaxinawá.
As imagens são fruto do acompanhamento de fotógrafos acreanos, que visitam constantemente a localidade.  “Fico lisonjeado em ter minhas fotos expostas por vontade dos indígenas. Mostra a familiaridade que tenho com eles, o respeito pela sua cultura. É uma honra poder mostrar toda a beleza desse povo”, explica Diego Gurgel, um dos fotógrafos selecionados.



Pelos dados da Funasa, em 2010 o Estado do Acre abrigava 7.535 índios huni kuin, que praticam agricultura familiar, utilizam conhecimento medicinal extraído da floresta e produzem artesanato como forma de desenvolvimento sustentável. A Aldeia Lago Lindo é cenário de quatro festivais indígenas durante o ano.

"O município de Jordão, através do Prefeito municipal Elson Farias, a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas e Secretaria municipal de Educação, na pessoa da Secretária Meire Sérgio, viabilizam anualmente, condições favoráveis para que o nosso querido povo huni kuin salve sua cultura e  divulgue seu festival em toda sua plenitude" - Tom Sérgio.



"Que cada membro de nosso querido povo jordanense, contribua para a preservação e manutenção da qualidade de vida indígena!" - Tom Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário