quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Líderes indígenas se reúnem para discutir mudanças climáticas

Por Karen Aiache
O Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) reúne lideranças indígenas para uma oficina de capacitação, com o tema “Entendendo o Sisa e o Contexto das Mudanças Climáticas”. Na sua segunda edição, o encontro tem o objetivo de discutir e estimular a conservação das florestas e levar esse conhecimento a toda a comunidade.
O Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa) é uma política pública criada em 2010, que faz parte do plano de desenvolvimento sustentável do governo do Estado, que visa incentivar a provisão de serviços de ecossistemas, incluindo o sequestro de carbono, belezas cênicas, biodiversidade, conhecimentos tradicionais, recursos hídricos e conservação do solo.
“Na verdade, eles são representantes que já vêm contribuindo para essa política há muito tempo. São pessoas que colaboram muito para manter a floresta em pé, e com isso garantir os serviços ambientais que favorecem todos nós”, destaca a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros.

O líder da etnia Shanenawa, da Aldeia Paredão, Sebastião Brandão Shanenawa, fala da parceria com o governo: “Hoje nós recebemos o apoio por meio da construção de açudes para a criação de alevinos, compra de máquinas, um caminhão para escoar a produção e energia elétrica. Isso tudo fortalece o desenvolvimento sustentável do nosso povo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário