quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Senador do Acre cobra ajuda do governo federal para Tarauacá

Município acreano enfrenta sexta enchente em 2014. Mais de cinco mil famílias já foram afetadas pela enchente. 
O senador Jorge Viana (PT-AC) cobrou do governo federal apoio para o município acreano de Tarauacá, que enfrenta sua sexta enchente em 2014. O apelo foi feito na Tribuna do Senado, nesta terça-feira (18). O senador acreano, pediu, entre outras coisas, a liberação de R$ 1,5 milhão para que a prefeitura do município possa lidar com as consequências da enchente.


Segundo Viana, o prefeito de Tarauacá havia realizado o pedido de recursos em maio de 2014, quando o município sofreu outra enchente.
"Essa cheia é inusitada. Teve uma em maio e o prefeito decretou situação de emergência e não foi liberado nem um real. Eu falei com o prefeito de Tarauacá, o governador do Acre também está muito preocupado, mas eu quis intervir no Senado com o intuito de dar agilidade junto à Defesa Civil e com o Ministério da Integração Social", disse.
O senador afirmou que o que ocorreu no município foi um desastre natural, então, é direito do município conseguir ajuda junto ao governo federal.
Viana disse ainda que os prejuízos piores ainda estão por vir. "O dano é incalculável. A prefeitura não dá conta de reaver tudo isso sozinha. Eles vão ter problemas com os produtores que moram em áreas rurais, que perderam a produção. A prefeitura vai ter que abrir linhas de crédito, então, terá que ser feito um programa de socorro", disse.
O senador quer ainda que o Ministério dos Transportes, através do Dnit, faça a manutenção da ponte entre Feijó e Tarauacá para evitar que os municípios do Vale do Juruá fiquem isolados. 
Indígenas
Ao menos 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, foram atingidos inesperadamente pelas águas do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá, durante o fim de semana. Eles foram realocados dentro das próprias aldeias. Uma equipe da prefeitura deve levar roupas e mantimentos para os índios.
Calamidade Pública
O município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital Rio Branco, teve situação de calamidade pública decretada pela Prefeitura do município, nesta terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, o nível do Rio Tarauacá está com 11,57  metros na medição das 17h.
Com informações do g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário