sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Deputado Heitor Júnior destaca entrega de medicamentos para combate a hepatite C

O deputado Heitor Júnior (PDT) destacou durante a sessão desta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a disponibilização dos novos medicamentos no combate a hepatite C pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado ao Hospital das Clínicas.
O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, e os medicamentos que estão disponíveis são: Daclatasvir e Sofosbuvir, que atenderão 263 pacientes nesse primeiro momento.
Heitor Júnior ressaltou que os novos medicamentos necessitam de um acompanhamento médico especializado e esse serviço está sendo realizado pelo Hospital das Clínicas juntamente com a Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (APHAC), que acompanha de perto os pacientes. “Quero registrar que devido ao mal uso da medicação já houve sete óbitos no Brasil”, destacou.
O parlamentar registrou, ainda, que recebeu um telefonema do diretor nacional do departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, assegurando que será disponibilizado o medicamento Simeprevir, indicado para pacientes com problemas diabéticos e com cardiopatias. Outro registro feito pelo pedetista são os investimentos feitos pelo governo do Acre na saúde pública, que chegam a 18,5%.
“Quero fazer um registro aqui que constitucionalmente o Estado do Acre teria de repassar 12% para o sistema de saúde e o governador Tião Viana investe 18,5%”, disse Heitor Júnior.
Ele reforçou que o trabalho desenvolvido pela APHAC na realização de testes rápidos tem contribuído para evitar que os pacientes cheguem ao quadro extremo, ou seja, a necessidade de transplantes.
O pedetista lamentou que em apenas 28 dias nove portadores de hepatites vieram a óbito e reforçou a necessidade de uma campanha para incentivar a doação de órgãos. “É a doença que mais mata. Precisamos de doadores de órgãos. Se nós tivéssemos uma campanha mais incisiva para a doação de órgãos, poderíamos zerar a fila dos transplantes em seis meses”, pontuou.
Heitor finalizou o pronunciamento parabenizando o governo do Estado, a APHAC e principalmente o diretor nacional do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, Fábio Mesquita. “Quero parabenizar o doutor Fábio Mesquita que foi fundamental para que esses medicamentos chegassem ao Acre”, frisou o deputado acreano.
José Pinheiro
Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário