terça-feira, 24 de novembro de 2015

Deputado Heitor Júnior agradece governador por sancionar lei que garante gratuidade no transporte a portadores de hepatite em todo o Acre



Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Heitor Júnior (PDT) agradeceu ao governador Tião Viana (PT) por ter sancionado o projeto de sua autoria que “Dispõe sobre a inserção, como tema transversal, da temática do empreendedorismo na grade curricular do ensino fundamental e médio nas escolas da rede pública de ensino”.

De acordo com o parlamentar, a inserção da disciplina na grade curricular ajudará a sociedade acreana a sair do tradicional “emprego público”. “Agradeço muito ao governador por ter sancionado esse projeto. Essa disciplina ajudará as pessoas a montarem seus próprios negócios e a ingressarem no mercado de trabalho”, disse.


O pedetista comemorou ainda a aprovação do projeto de lei também de sua autoria que garante às pessoas portadoras de hepatites, que estejam inseridas em programa de tratamento contínuo, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, a gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional.

A sanção governamental foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24). O projeto foi elaborado por meio de uma indicação do próprio parlamentar que alerta para necessidade de conceder o benefício para os portadores de hepatite que precisam se deslocar do interior do Estado para buscar tratamento especializado nos hospitais de Rio Branco.

“Esta é mais uma conquista importante para os portadores do vírus da hepatite, pessoas em sua maioria carente de recursos para custearem o transporte em busca de tratamento num estado que proporcionalmente tem o maior número de portadores do vírus da hepatite no Brasil. Os deputados entenderam a necessidade e aprovaram por unanimidade”, destacou.

Para concluir, Heitor Júnior agradeceu pelo prêmio que recebeu na 30ª edição do tradicional prêmio da colunista Rubedna Braga. O parlamentar foi homenageado na última sexta-feira (20) pelo serviço prestado no combate às hepatites virais no Estado do Acre. O prêmio homenageia empresas, instituições e personalidades que foram destaques em diversas áreas no ano de 2015. A escolha é feita por jornalistas.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Deputada Maria Antônia (PROS) comemora obras do Programa Ruas do Povo no Ramal Bom Jesus



A deputada Maria Antônia (PROS) parabenizou na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Tião Viana (PT) pelas obras realizadas nos bairros Luiz Ângelo e José Firmino Neto, ambos localizados na região do Ramal Bom Jesus, que contemplaram cerca de 10 mil famílias. De acordo com a parlamentar, 47 ruas foram beneficiadas pelo programa do governo do Estado em parceria com a prefeitura.


A área recebeu um investimento de mais de R$ 14 milhões, resultando em 15 quilômetros de pavimentação de ruas e meio-fio, acompanhados de um eficiente sistema de drenagem e esgoto. A deputada, que visitou as obras na manhã de ontem (23) juntamente com os deputados Daniel Zen e Lourival Marques, ambos do PT, informou que toda a região ficará com as ruas finalizadas até o fim do ano.

“Durante a visita que fiz ao Ramal Bom Jesus eu pude perceber a felicidade estampada no rosto dos moradores. A água, a drenagem, o esgoto, o atendimento da mobilidade, tudo ali diante dos olhos deles. A obra beneficiou mais de 9 mil famílias e todos que residem naquela região ficaram contentes com essa iniciativa. Um trabalho incrível, feito pela prefeitura em parceria com o governo, por meio do Depasa”, disse.


Mircléia Magalhães
Agência Aleac

E A LUZ COMO VAI?



COM NOVO REAJUSTE DO GOVERNO, ENERGIA NO ACRE AUMENTARÁ MAIS DE 10% AINDA EM NOVEMBRO.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24), com aplicação a partir de 30 deste mês, o reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica de 9,49% aplicado no Estado do Acre. A influência do reajuste no valor das contas se dará de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo a partir da próxima segunda-feira.
Para os consumidores residenciais o aumento percebido será de 9,17% enquanto para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 10,77%.

Dos 9,49% de efeito médio de reajuste, é destinada à Eletrobras Distribuição Acre a parcela de 3,39%, para cobrir seus custos com a distribuição e remunerar os investimentos realizados, o restante é destinado para cobertura dos encargos, tributos e componentes financeiros.

Evolução dos reajustes


Com relação aos reajustes concedidos pela Aneel, o gráfico abaixo demonstra que a evolução do valor da tarifa residencial no Acre, sem considerar impostos e tributos diretos, é inferior à tarifa que seria aplicada caso a mesma fosse corrigida pelo IGP-M.

A reportagem tentou contato com a direção da Eletrobras, mas foi informada que o representante do órgão falaria sobre o aumento da tarifa de energia durante coletiva de imprensa ainda nesta terça-feira.

Com informações da Eletrobrás


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

JORDÃO: PCdoB CONVOCA SIMPATIZANTES E FILIADOS PARA CONVENÇÃO MUNICIPAL

A Convenção Municipal do PCdoB acontecerá no dia 26 de Novembro de 2015, a partir das 19 horas no Centro Multiuso, com a presença de lideranças municipais e estaduais do referido Partido.

De acordo com fontes ligadas ao PCdoB de Jordão, estarão presentes além do Prefeito Élson Farias, Edvaldo Magalhães Presidente Estadual da Sigla e o Deputado Estadual Jenilson Leite.

JORDÃO: COM UM SÓ AGENTE, DELEGACIA DO JORDÃO É FECHADA POR FALTA DE DELEGADO E AGENTES



O que você faria se procurasse uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência e encontrasse um aviso informando que teria que ligar para um agente comparecer na unidade de segurança? Esta situação é rotina na cidade de Jordão, no interior do Acre. Populares voltaram a denunciar o sucateamento da delegacia de Polícia Civil, a falta de agentes e de um delegado para atender as ocorrências registradas diariamente no município.
 “A falta de funcionários na delegacia de Jordão está prejudicando a assistência à população, pois há apenas um policial para atender a demanda. Como se isso não bastasse a delegacia fica fechada a maior parte do tempo e nos finais de semana. Quando as pessoas precisam registrar um BO – tem que ligar para o chefe de posto. Os presos ficam sozinhos na delegacia, ou seja se algum chegar a passar mal, não tem ninguém para socorrer”, reclamam os populares.
Há alguns meses, a população realizou um protesto solicitando mais agentes de polícia e a presença de um delegado. Na época, o secretário de Segurança, Emylson Farias, se comprometeu em resolver a situação, enviando um delegado a cada 45 dias, mas há quatro meses nenhum delegado aparece no Jordão. Os denunciantes afirmam que o último delegado que visitou a cidade, reclamou da falta de suporte material do governo do Acre no deslocamento.

“Aos finais de semana, a delegacia fica fechada. Sabemos que a culpa não é do agente responsável pelo local, já que é humanamente impossível ele trabalha sozinho 24 horas por dia. Quando a PM prender alguém, os policiais militares ligam para o agente de polícia que vem abre e prende, depois vai embora novamente”, informam os moradores num e-mail encaminhado à reportagem de ac24horas. A população promete voltar às ruas pedindo uma solução.
A Secretaria de Estado da Polícia Civil (SEPC) esclarece que nenhum atendimento deixou de ser feito no Jordão. Quanto ao reforço no efetivo, a SEPC aguarda a conclusão da Academia de Polícia, prevista para terminar em janeiro de 2016, para lotar novos agentes no município.
Com informações do ac24horas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ACUSADO DE MATAR MULHER E BEBÊ DE 6 MESES É LINCHADO E MORTO DENTRO DE DELEGACIA NO BUJARI



Não durou muito tempo a prisão de Lucimar Bezerra, de 33 anos. Ele era suspeito de assassinar a jovem Jardineis da Silva, de 25 anos, e a filha da moça, uma bebê de apenas seis meses de idade. A barriga da mãe foi aberta, e a suspeita era de que o criminoso o fez para tentar esconder a criança dentro da mãe. O caso foi informado à polícia pelo esposo da vítima, e deixou a população da cidade revoltada.
Segundo o delegado da cidade, João Augusto, ao menos 60 pessoas invadiram a delegacia. Com o baixo número de agentes, ficou impossível deter os populares, que invadiram a parte prisional do centro policial e agrediram com diversas facadas o preso. Lucimar era o único suspeito porque uma carteira de documentos dele fora encontrada na cena do crime. Além disso, testemunhas afirmam que ele mantinha sentimentos amorosos não correspondidos pela mulher.


Ao chegar no local do crime, a polícia chegou a desconfiar que o bebê tivesse sido introduzido no ventre da mulher, uma vez que a barriga dela havia sido cortada e costurada novamente, mas após a necropsia realizada pelo Instituto Médico Legal (IML), ficou constatado que não havia nada, contudo, parte das vísceras da mulher haviam sido retiradas. Ela estava despida e amarrada.
Em entrevista à imprensa, o delegado considerou como “imprudência”, que o suspeito tivesse ficado nas dependências da delegacia interiorana, visto que o crime acontece na zona rural de Rio Branco, e o mais correto seria que o suspeito fosse encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), na capital.

ENTENDA O CASO

Por volta das 23 horas desta terça-feira, 17, uma equipe policial comandada pelo Delegado Rêmulo e o perito do Instituto Médico Legal (IML), Eli Melo Miranda, se deslocaram até o local onde estava enterrado o corpo da recém-nascida, de seis meses, desaparecido desde o assassinato da mãe Jardineis Oliveira da Silva, 25 anos, ambas haviam saído de casa no domingo (15).

O corpo da mãe, Jardineis Oliveira, foi encontrado desviscerada a golpes de facão, seminua, amarrada e com a barriga costurada à beira de um córrego, distante 80km da comunidade do Antimary, na Transacreana, na manhã desta segunda (16).
Quase 48 horas depois do crime, Lucimar da Silva Bezerra, 33 anos, autor do crime que chocou a comunidade rural e toda a sociedade acreana, resolveu falar e indicou o local onde teria enterrado o corpo da criança.
As equipes se deslocaram 100 km na Transacreana e 28 km no ramal do Antimary e, depois, caminharam aproximadamente duas horas, num varadouro, que deu na casa do autor.
No Local, Lucimar Bezerra indicou onde havia enterrado o corpo da criança. Num campo aberto, ele havia cavado uma cova rasa e enterrado o corpo da criança, bem próximo a casa do mesmo. Os peritos realizaram os procedimentos no local, em seguida retornaram com o autor e o corpo da criança ao município de Bujari.
Quando as equipes se deslocavam ao local indicado se depararam com um corpo no ramal do Antimary, no 15km, vítima de um sinistro, que após os peritos constataram o óbito, o corpo foi recolhido e levado para perícia técnica.

Informações: ac24horas