sábado, 5 de março de 2016

Assembleia realiza sessão solene em alusão a Campanha da Fraternidade 2016; sessão foi proposta por Jesus Sérgio

Ao abrir a sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2016, que teve como tema: Casa Comum, Nossa Responsabilidade, realizada nesta quinta-feira, 03 de março, o presidente da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim (PT), disse que o tema não poderia ser mais oportuno, devido à epidemia de dengue, chikungunya e zika que assola o país. Para ele, o saneamento básico pode mudar o cenário epidemiológico de expansão dessas doenças.

“A Campanha da Fraternidade trouxe este ano um debate importantíssimo, levando em consideração o momento de tensão que vivemos por conta da epidemia de dengue, chikungunya e zika que assola não só o Acre, mas o Brasil. Quanto mais a gente debater e apresentar propostas a respeito desse assunto, mais a gente avança com medidas preventivas”, disse.
 
Em pronunciamento, o deputado Jesus Sérgio (PDT), autor do requerimento, falou da necessidade de unir esforços em todas as esferas governamentais para que haja maior empenho em políticas públicas que garantam integridade e futuro das pessoas. 

“O saneamento básico é um direito fundamental e requer esforços do poder público na prestação de serviço, pois essa questão afeta não apenas católicos, mas a todos, independentemente do credo religioso. O controle de doenças, dentre tantos outros males, pode ser evitado a partir do cumprimento simples como este, porém fundamental direito humano”, ressaltou.
 

O bispo Dom Joaquín Pertínez, da diocese de Rio Branco pontuou que a Igreja Católica não aborda apenas assuntos relacionados à religião, mas também discute assuntos que são do interesse da sociedade.  O religioso fez uma reflexão ao questionar o que a sociedade atual tem feito para as gerações futuras.
 
“Este momento é muito importante para todos. Não é um problema só da Igreja Católica, mas de todas as igrejas. A Campanha da Fraternidade não engloba apenas temas religiosos, mas também temas sociais. Este problema atinge a vida de todos os brasileiros. A casa particular é a casa comum de todos. Como criaturas devemos procurar esses bons sentimentos. Quem sofre com a falta de saneamento básico é toda a sociedade. O que vamos  deixar para as gerações futuras?”, questionou.

O pastor Cid Mauro, do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, ressaltou que a união de todos na construção de políticas públicas que fortaleçam as ações de saneamento básico é importante para uma sociedade com melhor qualidade de vida.

“Estamos buscando valores elevados. Saneamento é limpeza. Você despejar esgoto no rio, você subverteu o valor. A mensagem da igreja é saneamento do coração. É uma proposta boa, as religiões e os governos se unirem. O Acre tem homens e mulheres para projetar para o país um valor maior”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, a Campanha da Fraternidade deste ano traz uma reflexão sobre as responsabilidades da sociedade diante da epidemia de dengue, chikungunya e zika que o Brasil enfrenta atualmente. “A Campanha da Fraternidade deste ano traz a reflexão de que nós precisamos resolver determinadas situações a partir das nossas próprias atitudes. A mudança tem que partir de cada um. A prefeitura está à disposição da população para desenvolver ações que combatam o mosquito”, disse.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário